Linha do Oriente na Umbanda – A Entidade de Zélio Morais, a Cura Espiritual, a Iluminação e o Sincretismo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e pesquisado)

Zélio de Morais, fundador da religião da Umbanda, ele trabalhou com uma entidade da linha do Oriente, que foi Malê, um sábio hindu.
Esse nome, Malê, é o nome que os africanos chamavam os orientais, e por isso os escravos afrodescendentes do Brasil também chamavam dessa forma.
As pessoas diziam, que o Seu Malê, ele era um Orixá de Ogum.

 


Na Umbanda a falange dos guardiões representa a raça branca, os Caboclos, a raça vermelha, os Pretos Velhos, a raça Negra e os Orientais os médicos espirituais.
Podemos pensar que a medicina é mais forte na raça branca, mas isso é agora, pois por toda história da humanidade a raça que mais trabalhou e desenvolveu métodos de saúde foi a Oriental, como exemplo temos a Medicina Chinesa, Tibetana, Hindú...
A Medicina Chinesa está ligada ao Taoísmo e possui um numero de métodos muitos tipos de terapias curadoras, e que além de trabalharem a saúde, trabalham também a consciência, trazendo o autoconhecimento, como a Acupuntura.

 


A Acupuntura é um método onde inserimos agulhas nos chakras secundários.
Os chakras são chamados de rodas de luz.
Ganhar luz significa ganhar autoconhecimento, consciência, evolução espiritual.
Existem muitos métodos de autoconhecimento que trabalham os chakras, e eles tem ligação com nossa consciência.
Cada chakra está associado a coisas físicas e ou psíquicas.
Psique, cujo significado é alma, e que Psicologia é a ciência da alma, que se refere ao que somos por dentro, a Acupuntura é chamada de Psicologia Oriental, assim como o Budismo. 
O nome Psicologia surgiu pelo Filósofo Sócrates, a mais ou menos 500 Anos A.C. que chamava a alma de Psyché, que depois se transformou em Psique em uma linguagem mais moderna.

 


Hoje em dia foi fechado os trabalhos dos médicos espirituais, que eu fiquei sabendo, mas o povo Oriental sempre foi ligado a cura.
Os médicos que incorporavam na Umbanda, além de tratarem o físico, também tratavam a alma.
As doenças surgem como insatisfações da nossa alma, que são corrigidas com evolução espiritual, transformação, mas ela não é tão rápida como a espirita, levando mais tempo para curar não somente o veículo físico, mas o espiritual junto. 

 


A medicina na Umbanda está ligada ao autoconhecimento.
O povo Oriental, como dissemos, sempre foi mais ligado a medicina, e a medicina do povo Malê sempre foi ligado ao espiritual e a religião, por exemplo, a chinesa, como falamos, foi ligada ao Taoísmo, a Hindu, ao Hinduísmo, e a Tibetana, ao Budismo Esotérico.
No processo de cura os espíritos da falange do Oriente, eles condensam a energia curadora, que é sutil, e usam no consulente e aplica nas pessoas. 
A entidade Hindu de Zélio de Morais, o senhor Malê, ele foi um espirito de cura e materialização.

 


Então podemos perceber que entidades orientais se manifestam na Umbanda desde sua fundação.
Entidades de todas as raças se manifestam na Umbanda, que é uma religião universalista, que os médiuns têm abertura para que os espíritos falem de suas formações religiosas, trazendo os ensinamentos espirituais delas que podem beneficiar o consulente.
Muitas religiões tem ensinamentos espiritualizadores, e de culturas diferentes, que lidam com os problemas de forma diferente, dando novos recursos para que o consulente trate de si mesmo, ou obtenha aprendizados com suas dificuldades de vida.
Os Ciganos, por exemplo, é um povo do Egito, que traz ensinamentos egípcios, como os dos Deuses, que também tem um sincretismo com os Orixás.

 


Os Deuses das religiões Orientais também têm seus sincretismos com os Orixás.
Vamos dar exemplos: Oxalá é o Deus Brahma Hindu, o Deus Rá do Egito e no Budismo Sincretiza com o Buda.
Já Yemanjá é a divindade Mut do Egito, assim como é Parvati do Hinduísmo.
Ogum é Vinshu e também Ganesha, que é simbolizado por Dorje Shugden do Budismo do Esotérico.

 


Na Umbanda nos anos 30 e 40 ouve uma chegada muito grande de espíritos orientais que atuaram na Umbanda.
Existe uma colônia espiritual, que se chama Moucoso, e que nela vivem espíritos de orientais que vivem no Plano Espiritual de nosso Planeta, e que fazem pesquisas em autoconhecimento e autoajuda.
A maioria dos espíritos da falange do Oriente são hindus e gitanos, mas muitas vezes nem ficamos sabendo de sua origem oriental, muitos são Pretos Velhos, Caboclos, guardiões, erês e etc.

 


Os espíritos do Oriente são muito ligados também em trazer ensinamentos em viver o agora, a meditação e a iluminação.
A iluminação sempre foi um tema muito central nas religiões orientais, mas é importante que se diga, que todo mentor espiritual é competente para ajudar na Ascensão.
Ascensão, iluminação ou nirvana, é quando um espirito atinge um auto grau espiritual, e não tem mais necessidade própria de reencarnar.

 


Os locais de nosso planeta onde nasceram os espíritos mais evoluídos em épocas muito anteriores, foram o Egito e a Índia, lugares cheios de mistério e coisas inexplicáveis.
Nesses dois locais a iluminação sempre foi um grande foco para a conquista dos que viverem nesses locais, assim sendo o Budismo surgiu na Índia, e Buda, seu fundador praticou o Hinduísmo, tendo divergências a ele, mas ainda carregando muitas coisas dessa cultura e religião, como a busca pelo Nirvana.
A busca pelo Nirvana no Budismo é o foco mais central dessa religião, mas nem por isso a fé do Buda é melhor do que as outras.
Os espíritos da Umbanda, tanto os Orientais como os Ocidentais, todos eles podem ajudar o consulente para caminhos de iluminação, fazendo coisas simples, como sugerir que o atendido busque por uma filosofia ou prática que leve ao Nirvana, que está dentro do conhecimento da entidade que o indica, assim como o de quem ele está escutando.

 


Tanto no Oriente como no Ocidente existem caminhos e buscas pela iluminação.
Na Umbanda o mais indicado é usar a força de Oxalá, que é a fé, que o que acreditamos se torna real, e assim sendo existe uma grande frase na Umbanda que é assim:
-“A Umbanda não faz milagres, mas desperta a fé, e a fé faz milagres”. (Salve nosso pai Oxalá)
A fé é o melhor meio para atingirmos a iluminação.
Os escravos afrodescendentes, eles não tinham nada além de seus emocionais, e se apegando tanto nisso, que era a única coisa que eles tinham, é que conseguiam atingir a Ascensão.
Muitos escravos se tornaram pretos velhos, mas muitos não foram escravos, mas tem afinidade com o trabalho que esses espíritos anciões fazem.
O apego ao emocional traz a iluminação, e o desprendimento do ego também, mas para isso temos que enxergá-lo para nos desprender.

 


As religiões oriental falam muito em desprendimento do ego.
Então uma entidade pode aconselhar ao consulente qualquer caminho que leve até o Nirvana, mas também indicar juntamente a fé, isso com a ajuda da energia de Oxalá.
Os conhecimentos e sabedoria dos mentores espirituais são muito grandes, mas eles não mostram isso por causa de suas humildades, e tentam nos ensinar elas.
Existem muitos caminhos diferentes, e com suas falhas também, mas todos conduzem a Deus, e é isso que é importante.
Deus é a iluminação.
Quanto mais iluminados somos, mais Deus está presente em nossa vida, mas Ele não faz predileção por ninguém, nem pelos mais espiritualizados e nem pelos menos, ele ama a todos igualmente e infinitamente, cada ser é tão precioso e importante para Nosso Divino Criador, pois Ele nos fez, e tem um grande apreço por nós.
Quanto mais amamos, mais próximos de Deus estamos, e é esse o produto de nossa iluminação, que é o amor, que é a felicidade.
Para Deus somos tão importantes como uma formiga, uma planta, é que nós em nossa cultura desmerecemos esses seres como inferiores, mas Nosso Divino Criador não faz isso, e nem seus Orixás Divinos.
Tudo o que tem vida foi constituído com uma molécula divina, que é a alma, a essência, o ser divino que existe me nós.

 

 

Alguns Destaques: